Marcadores

segunda-feira, 29 de abril de 2013





Experimento: esferas de óleo que flutuam. 


Materiais: 
·       Copo de vidro fundo;
·       Conta gotas;
·       Água;
·       Óleo;
·       Corante;
·       Álcool etílico.


Procedimento:
1.     Colocar corante na água;
2.     Colocar a água corada no copo de vidro;
3.     Adicionar, cuidadosamente, o álcool etílico (tomar cuidado para este não se misturar com a água);
4.      Com a ajuda de um conta-gotas, adicionar gotas de óleo ao sistema bifásico (tentar dispersar as gotas, de forma que o efeito seja mais evidente).

Resultado:  esferas de óleo flutuam entre a água e o álcool.

Explicação:  pode-se observar que o álcool etílico é menos denso que a água. Ao adicionar com cuidado o álcool, este forma uma fase distinta que flutua na água. Por sua vez, o óleo ao ser adicionado deposita-se na superfície que separa o álcool e a água, isto porque se trata de um líquido mais denso que o álcool e menos denso que a água. As gotas de óleo adquirem uma força quase esférica, devido a existência de força de repulsão entre as moléculas de água e as moléculas de óleo. A forma final das gotas de óleo não é exatamente esférica, devido ao pequeno efeito da gravidade sobre as gotas. 



Modificado de:

DENÚNCIA VIRTUAL!!!!

ATENÇÃO!!!

Álcool e água se misturam em qualquer proporção, já que ambos são miscíveis e, ao entrar em contato entre si, é formado uma mistura homogênea. Para testar esse experimento, nosso grupo foi ao laboratório de química do Colégio Santo Agostinho e, testando de várias maneiras para ver se o erro não estava em algum ingrediente ou na quantidade de algum ingrediente,  percebemos que álcool e água se misturam imediatamente. Portanto, o resultado não foi o que esperávamos. O experimento citado acima está incorreto. Dessa maneira, a dica é nunca acreditar em tudo que se vê na internet e procurar fontes confiáveis caso não haja conhecimento prévio sobre o assunto. 

Clara Vilas Boas - 10Laura Simoes - 23Lucas Brito - 29Lucas Palhares - 30Maíra Marques - 36

Nenhum comentário:

Postar um comentário