Você já teve a curiosidade
de saber por que o tão famoso transatlântico Titanic naufragou?
Bem, não é um grande mistério.
Tem relação com uma propriedade muito conhecida: a densidade, medida pela massa
sobre o volume de um determinado material.
Mas
se o navio é feito basicamente de ferro a aço, materiais mais densos que a
água, como ele consegue flutuar? A explicação para isso esta nos compartimentos
ocos que se encontram na sua parte inferior, lhe proporcionando um maior
volume, sem alterar significativamente na sua massa, já que são preenchidos com
ar, que tem densidade baixíssima. Desse modo a densidade do navio diminui, e
este consegue flutuar.
Planta do Titanic |
Quando
o navio chocou-se com o iceberg, a temperatura da água era muito baixa e lâmina
de gelo cortou o casco do navio, que por sua vez,
estava quase congelado, facilitando sua abertura no atrito com o gelo na
quinta e sexta composta, o que fez com que fosse inevitável seu naufrágio, pois
o Titanic foi confeccionado pra flutuar com no máximo quatro compartimentos
cheios d água. Desse modo, à medida que a água entrava, o equilíbrio e a
estabilidade eram quebrados e o transatlântico ia afundando.
A frente do navio, muito mais pesada por conta da inundação,
submergia com o tempo, fazendo a traseira levantar. Quando a
inclinação chega aos 29°, a pressão exercida em seu centro é maior, porem suas
placas de sustentação não foram projetadas para suportar todo esse peso da
popa, conseqüentemente, o Titanic sofre ruptura do casco junto à terceira
chaminé e divide-se em dois.
Quando
a proa afunda, arrasta com ela a popa ainda presa pelo casco duplo da quilha,
deixando-a quase na vertical; pouco tempo depois, a proa desprende-se da popa e
imerge para as profundezas. A popa então sobe alguns metros e fica parada. Ate
que, finalmente, a popa começa a descer, levando consigo dezenas de passageiros
e afundando por completo..
Para ilustrar melhor esse fenômeno, assista o vídeo:
Adriana Laviola - nº1
Carolina Vaz - nº8
Débora Mourão - nº13
Luiza Pastor - nº35
Paula Ho - nº41
Nenhum comentário:
Postar um comentário