Marcadores

segunda-feira, 29 de abril de 2013

O Naufrágio do Titanic


Você já teve a curiosidade de saber por que o tão famoso transatlântico Titanic naufragou?

Bem, não é um grande mistério. Tem relação com uma propriedade muito conhecida: a densidade, medida pela massa sobre o volume de um determinado material.

Mas se o navio é feito basicamente de ferro a aço, materiais mais densos que a água, como ele consegue flutuar? A explicação para isso esta nos compartimentos ocos que se encontram na sua parte inferior, lhe proporcionando um maior volume, sem alterar significativamente na sua massa, já que são preenchidos com ar, que tem densidade baixíssima. Desse modo a densidade do navio diminui, e este consegue flutuar.

Planta do Titanic
Quando o navio chocou-se com o iceberg, a temperatura da água era muito baixa e lâmina de gelo cortou o casco do navio, que por sua vez, estava quase congelado, facilitando sua abertura no atrito com o gelo na quinta e sexta composta, o que fez com que fosse inevitável seu naufrágio, pois o Titanic foi confeccionado pra flutuar com no máximo quatro compartimentos cheios d água. Desse modo, à medida que a água entrava, o equilíbrio e a estabilidade eram quebrados e o transatlântico ia afundando.

A frente do navio, muito mais pesada por conta da inundação, submergia com o tempo, fazendo a traseira levantar. Quando a inclinação chega aos 29°, a pressão exercida em seu centro é maior, porem suas placas de sustentação não foram projetadas para suportar todo esse peso da popa, conseqüentemente, o Titanic sofre ruptura do casco junto à terceira chaminé e divide-se em dois.


Quando a proa afunda, arrasta com ela a popa ainda presa pelo casco duplo da quilha, deixando-a quase na vertical; pouco tempo depois, a proa desprende-se da popa e imerge para as profundezas. A popa então sobe alguns metros e fica parada. Ate que, finalmente, a popa começa a descer, levando consigo dezenas de passageiros e afundando por completo..



Para ilustrar melhor esse fenômeno, assista o vídeo:




Adriana Laviola - nº1
Carolina Vaz - nº8
Débora Mourão -  nº13
Luiza Pastor - nº35
Paula Ho - nº41

Nenhum comentário:

Postar um comentário